Após cinco dias seguidos de competição, neste domingo, 10/10, foram definidas as melhores 12 equipes de volteio que disputaram os Jogos Equestres Mundiais em Kentucky, nos Estados Unidos.
Depois de enfrentar um problema com seu cavalo - o westphalen Palatine - na primeira rodada das equipes no dia 8/10, quando chegaram a cair do dorso do animal, a seleção americana recuperou-se na final e agarrou com as duas mãos a chance de conquistar o ouro em casa. Sua coreografia de freestyle foi baseada em Romeu e Julieta, de Shakespeare. "Tentamos retirar a essência da peça", explica Rosalind Ross que encarnou Julieta.
À esquerda o time alemão com a medalha de prata, à direita os austríacos com o bronze e ao centro e acima, no lugar mais alto do pódio, os americanos: ouro em casa - foto Monique de Smit / FEI
Devon Maitozo, de 34 anos, foi o Romeu. Ele é o membro mais velho da equipe e Emily Hogye, de apenas 14 anos, a mais jovem. Sobre esta grande diferença de idade, Devon comentou: " Esta é uma das melhores coisas sobre nosso esporte. Quando estamos juntos ajudamos uns aos outros como uma família. O volteio tem essa característica única."
O time alemão que levou a medalha de prata em Kentucky por pouco não repete o feito de Aachen, quando foram campeões - foto Kate Houghton /FEI
A medalha de prata ficou com o experiente time da Alemanha, que levou o ouro em 2006 no Mundial de Aachen. Seu chefe de equipe, Alex Hartl, também é o treinador da equipe brasileira formada por Yasmin Rodrigues Altmann, Mariana Veiga Alves, Isac Silva de Araújo, Sofia Dorazio Brokehausen, Giulia Francini, Maria Luiza Carvalho Giugni, Alexia Marie Lund, Nicolas Martinez Valencia e Bruna Larissa Nossa. O cavalo usado pelo time brasileiro foi Diva 506 e a longeur, Bettina Gross.
A equipe verde amarela conseguiu um feito histórico, a melhor colocação de uma equipe nacional em todos os Mundiais. Com uma sólida performance e carisma, o time do Brasil conquistou a 6ª colocação entre os 12 países competidores.
A equipe verde e amarela: satisfeita e contente com a inédita 6ª colocação no Mundial de Kentucky - foto Rafael Christianini
Já os austríacos, campeões europeus em 2009, receberam o bronze com um grande sorriso. Sua coreografia baseada no famoso Cirque du Soleil cumpriu a missão de garantir a tão almejada medalha.
Disputa Individual
Joanne Eccles da Inglaterra, ganhou a medalha de ouro batendo as 15 atletas que disputaram o título individual feminino. Seu orgulhoso pai, John, foi seu lounger e Bentley, sua montaria durante a sequência baseada na música "Candle in the wind" de Elton John. A medalha de prata coube a Antje Hill, da Alemanha e o bronze ficou com a também alemã Simone Wiegele.
Joanne Eccles, campeã pela Inglaterra: laços de família dentro da arena em Kentucky - foto Kit Houghton / FEI
O título individual masculino foi para o suíço Patric Looser e a lounger Alexandra Knauf, com o cavalo Record RS von der Winterm. Patric treina na Alemanha ao lado do atleta que conquistou a medalha de prata, seu amigo e mentor Kai Vorberg, campeão da última edição do Jogos Equestres, em 2006. Nicolas Andreani, da França, levou o bronze individual. Quinze concorrentes disputaram o título.
Pela Suiça, Patric Looser e a lounger Alexandra Knauf com a medalha de ouro ao centro do pódio - foto Kit Houghton / FEI
Equipes
Ouro - EUA - 8,029
Prata - Alemanha - 8,010
Bronze - Austria - 7,990
4º - Suiça - 7,721
5º - França - 7,542
6º - Brasil - 7,223
Individual Feminino
Ouro - Joanne Eccles - Inglaterra - 8,413
Prata - Antje Hill - Alemanha - 8,322
Bronze - Simone Wiegele - EUA - 8,281
Individual Masculino
Ouro - Patric Looser - Suiça - 8.498
Prata - Kai Vorberg - Alemanha - 8.463
Bronze - Nicolas Andreani - França - 8.452
Nenhum comentário:
Postar um comentário