16 de fev. de 2011

Um ano em cheio para o Horseball

HORSEBALL

Um ano em cheio para o Horseball


 
Leia o artigo do colaborador da Revista Equitação, João Maria Fernandes sobre o resumo da época de Horseball 2010 e a antevisão para 2011. 


A época desportiva de 2010 ficou marcada por dois acontecimentos, um desportivo e outro organizacional. Na parte desportiva, o mais relevante para a maioria dos leitores e interessados, a época foi marcada pelo domínio do Horseball Clube de Campo – Mike Davis(HCC), sediado em Arruda dos Vinhos, que fez um pleno digno de registo em todas as competições em que entrou.
Ao título de campeões da 2ª divisão 2010, com a equipa HCC B, o HCC juntou a Super Taça Diogo Mota 2009 que se realizou em Janeiro de 2010, o Campeonato Nacional Masters 2010, a Taça de Portugal 2010 e a Super Taça Diogo Mota 2010 realizada recentemente do CSIO do Porto. Após o domínio avassalador da HCC Mike Davis as perspectivas para 2011 são elevadas dado que as algumas das equipas têm-se estado a reforçar e a reestruturar como é o caso da Quinta do Pinheiro, Sporting Clube de Portugal – CEJC e Quinta de Stº António. Esta última disputou tanto a final da Taça de Portugal como a Super Taça com o HCC perdendo apenas por morte súbita ambas as competições. De louvar igualmente a equipa Campeã Nacional Sub 16 e vencedora da Taça de Portugal Sub 16, os Lobos do Monte da Lua.
No panorama nacional o destaque vai inteiramente para a Selecção Nacional Feminina que no Campeonato Europeu realizado em França ficou em 2º lugar, perdendo “apenas” para a poderosa França e derrotando selecções fortes como a Inglaterra, Bélgica e Espanha.
Fora de campo a principal nota vai para a organização das competições oficiais que passou pela primeira vez para a alçada directa da Federação Equestre Portuguesa. Como escrevi anteriormente, só o tempo dirá se a decisão foi a melhor, mas pelo que se pôde constatar em 2010 houve mais cor e dinâmica na organização, houve patrocínios o que é sempre benéfico ficando só a faltar a televisão de forma mais organizada, periódica e “aberta” a todas as equipas.
Em 2011 será o ano dos cursos de formação de treinadores por disciplina e nos quais o horseball está inserido. Este é um ponto vital para o desenvolvimento da modalidade e em que a FEP já está a trabalhar para que se possa implementar de forma correcta os cursos de treinadores de horseball que contará com 4 níveis.
Ao dia de hoje ainda não está disponível qualquer calendário ou pré-calendário das competições oficiais 2011, mas vamos actualizando a informação assim que a FEP a libertar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário