16 de nov. de 2010

Campeador Campeão da Feira da Golegã 2010

A 35.ª edição da Feira Nacional do Cavalo encerrou ontem com a habitual cerimónia de entrega de prémios que consagrou o lusitano “Campeador”, um poldro de 3 anos da Coudelaria de Santa Margarida como Campeão da Feira, ficando como Vice-Campeão o “Bariloche” de 4 anos da criação de João Pedro Rodrigues que no ano transacto havia ganho o título máximo. 



O puro-sangue árabe de 3 anos “Cantiflas” da criação João Lopes Aleixo e propriedade de David João Marcão Veiga sagrou-se Campeão de Raças.

De salientar alguns dos momentos mais marcantes da Feira, como a homologação do acordo para a preservação do cavalo Lusitano, entre a Fundação Alter Real, a APSL e a ABPSL ou a cerimónia de assinatura do contrato de financiamento para construção do Centro de Alto Rendimento para Desportos Equestres na Golegã cujo equipamento vai custar 3,2 milhões de euros e terá uma comparticipação de dois milhões do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder).

Outro momento alto foi sem dúvida o espectáculo denominado “As Invasões Francesas, na Golegã, 200 anos depois! - Quadro Vivo” na noite de quinta-feira e no dia seguinte, a festa de aniversário da Revista Equitação que incluiu a apresentação do livro “Paulo Caetano – 30 anos a cavalo”, seguido do lançamento da Equitação TV e da cerimónia de entrega da XI edição dos Troféus Nacionais da Revista Equitação que galardoou Paulo Caetano com o prémio Carreira; a Sociedade Hípica Portuguesa com o Troféu de Mérito; o Dr. Joaquim Grave na Tauromaquia; Mafalda Galiza Mendes e Luciana Diniz na Competição e António Maria Simões como Revelação do Ano. A finalizar a nossa revista quis expressar a gratidão ao Dr. José Veiga Maltez pelo contributo e gentileza com que acolheu na Feira da Golegã esta cerimónia de prémios.

Pela primeira vez, a FNC instituiu e atribui os prémios Excelência destinados a homenagear os campeões nacionais da época, assim como os atletas nacionais que, individualmente ou por equipas subiram ao pódio em campeonatos da europa ou mundo.

O Horseball foi um dos eventos desportivos que reuniu maior afluência de público com a vitória a sorrir para o Horseball Clube do Campo, que assim fez a dobradinha, depois de ter conquistado o Campeonato Nacional de Masters 2010.

A organização registou a inscrição de mais de 1500 cavalos, não contando com os que circulam apenas pelas ruas, e mais de 200 charretes, números superiores aos da edição anterior.

Crédito das Fotos: Aurélio Grilo e Nuno Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário